top of page

La Chascona, a casa de Pablo Neruda em Santiago.


La Chascona é uma das três casas construídas pelo poeta chileno e Premio Nobel de literatura, Pablo Neruda, que atualmente serve de sede a fundação que leva seu nome. Uma casa museu, diferente, criativa e genial, assim como era seu idealizador.


Quem foi Pablo Neruda


Pablo Neruda foi um poeta chileno reconhecido mundialmente com obras traduzidas para mais de 30 idiomas, recebeu no ano de 1971 o Premio Nobel de Literatura, além de diversos outros prêmios ao longo de sua vida. Pablo Neruda era o pseudônimo de Ricardo Eliecer Neftalí Reyes Basoalto nascido em 12 de julho de 1904 na cidade de Parral no Chile, começa a escrever poemas ainda na juventude e em 1921 muda-se para Santiago e inicia na universidade do Chile seus estudos em Pedagogia, publicando seu primeiro livro já no ano de 1923.


Em 1927 Pablo entra para a vida publica tornando-se Cônsul na Birmânia, e graças a isso acaba por conhecer diversas figuras importantes no mundo cultural e em 1939, de volta ao Chile, busca um lugar pacato para escrever suas obras e termina por compra uma casa em Isla Negra, no litoral chileno.


No ano de 1945 o poeta é eleito senador da Republica do Chile, mas graças a seus discursos críticos ao governo chileno, em prol dos trabalhadores das minas, passa a ser perseguido e acaba por exilar-se na Europa.


Em 1950 apresenta no México "Canto General", uma de suas mais famosas obras, vindo essa a ser ilustradas por artistas como Diego Rivera e David Alfaro Siqueiros. Ainda no exílio, inicia uma relação clandestina com Matilde Urrutia, inspiradora de seus mais famosos poemas de amor e em 1955 separa-se e passa a viver com Matilde em Santiago em sua propriedade nomeada de "La Chascona", aos pés do cerro San Cristóbal.


Em meados de 1959 adquire uma casa em Valparaíso que atribui o nome de "La Sebastiana".


Mais tarde, indicado a presidência pelo partido socialista chileno Neruda abre mão de candidatar-se em favor de Salvador Allende, médico socialista e amigo de Pablo que divide com ele os mesmos ideais. Allende é eleito e designa o poeta como embaixador na França, mas ele retorna ao Chile em 1972 tomado por um câncer e em setembro do ano seguinte, em meio ao tumultuoso governo ditatorial de Augusto Pinochet, Neruda vem a falecer na cidade de Santiago.


Foto: site miscw.com


A casa para os amantes


A construção da casa foi encomendada por Neruda ao arquiteto catalão Germán Rodríguez Arias, porém durante o projeto o poeta foi adicionando toques pessoais e por fim a construção acabou sendo uma criação mais de Neruda que do arquiteto, como ele próprio reconheceu. Neruda nomeou La Chascona em homenagem a sua amante Matilde Urrutia, apelidada pelo poeta pelo mesmo nome, graças a sua exuberante cabeleira.


Matilde viveu na casa por um longo tempo em segredo, enquanto Neruda vivia casado com Delia del Carril, até que em 1955 ele se separa e vai viver com a amada em La Chascona.


Muitos amigos de Neruda acobertavam o caso secreto, entre eles o famoso muralista mexicano Diego Rivera, que pintou um retrato de Matilde com o perfil de Pablo escondido entre sua cabeleira. O quadro é um dos objetos em exposição na casa, junto com diversas outras obras de arte, livros, móveis e recordações trazidas pelo poeta de suas viagens ou ganhadas de amigos.


Como funciona a visita à “La Chascona”


A visita a La Chascona não necessita reserva antecipada e a entrada é organizada em grupos de acordo com a ordem de chegada. O tour possui um sistema de áudio-guias, disponível em inglês, francês, português, alemão, italiano e espanhol, o que torna a atração perfeitamente interativa e explicativa.


Os grupos seguem comodo a comodo da casa acompanhando as indicações do áudio-guia, conhecendo a história de Pablo Neruda e seu amor a Matilde Urrutia. Cada espaço da casa foi preenchido com um toque pessoal de Neruda, até mesmo a arquitetura que remete o visitante a um tour por dentro de um barco e o próprio nome da casa "La Chascona" referencia ao cabelo de sua amante.


Tirar fotos no interior da casa é proibido e ao final do tour existe uma lojinha com suvenires, recordações e alguns objetos de arte.


Este é um tipo de museu diferente, que encanta pessoas com variados gostos e de diferentes idades, inclusive crianças, como é o caso de minha filha, que com 10 anos de idade adorou a visita.


Horários de funcionamento

Janeiro e fevereiro: Terça a domingo, das 10:00h às 19:00h

Março a dezembro: Terça a domingo, das 10:00h às 18:00h

Fechado todas as segundas


Valores

Integral: 7.000CLP

Estudantes: 2.500CLP com apresentação de credencial estudantil internacional

Acima de 60 anos (Chilenos): 2.500CLP

CLP= pesos chilenos


Localização

A casa fica bem próximo ao cerro San Cristóbal e ao Patio Bella Vista, então uma boa dica é aproveitar para unir a visita ao cerro com a visita a casa, e depois da para passar no Patio Bella Vista para almoçar ou fazer um lanchinho, nas proximidades tem alguns bons restaurantes também...


Endereço: Fernando Márques de la Plata 0192, Bella Vista, Providencia –Santiago

Contato: info@fundacionneruda.org

 

Fontes:

https://fundacionneruda.org/biografia/

http://www.suapesquisa.com/biografias/pablo_neruda.htm

https://www.ebiografia.com/pablo_neruda/


Comentarios


Facebook

Instagran

posts em destaque

tags

Nenhum tag.
bottom of page