Informações básicas sobre Santiago - hospedagem, comida e câmbio
Hospedagem
Em Santiago as hospedagens são em maioria apart hotéis, mas quase nada muda dos hotéis convencionais, a diferença é que nos aparts você tem uma cozinha com alguns utensílios para realizar suas refeições e a maioria não tem café da manhã. Ficamos no Altura Suites que fica bem no centro da cidade a poucos minutos da Casa de la Moneda e da Plaza de armas, o apart é bom, bem limpo, possui uma cozinha com o básico para alguns dias, internet wi-fi boa, excelentes camas, e a melhor localização possível, com restaurantes, farmácia, supermercado, cambio e várias outras coisas nas proximidades. No mesmo condomínio existem outros hotéis “apart” então o lugar é bem agitado e lotado de brasileiros.
Comida
A comida no Chile é extremamente cara para os padrões brasileiros, mas também é muito boa em relação a restaurantes populares no Brasil.
Muitos brasileiros reclamam de pagar a famosa propina (gorjeta) aos garçons, mas eu não vi nada fora do comum, pois é a mesma coisa que pagamos aqui no Brasil como taxa de mesa, aqueles 10% sobre o valor da conta.
Os pratos mais famosos por lá são o lomo a lo pobre (filé com fritas, ovo frito e cebola refogada) que adoramos, e a centolla, que é caríssima e muito sem graça (há quem goste!!!), sinceramente é só para experimentar mesmo, porque não vale o preço cobrado. Um almoço para 3 pessoas fica em torno de R$350,00 e quando você sai do restaurante vai direto procurar um lugar que venda empanadas, para matar a fome, aliás... as empanadas são muito boas também, não são iguais as empanadas argentinas, mas são boas. Caso queira se aventurar, no mercado municipal tem alguns restaurantes que servem tanto a centolla quanto as empanadas (rsrs), o mais tradicional talvez seja o El Galeón, logo na entrada do mercado, e o negócio é tão turístico que eles já tem um ritual preparativo para os brasileiros tirarem fotos.
Um dos restaurantes que mais gostamos foi um peruano na calle Merced chamado Donde Guido, além de comida peruana eles fazem lanches maravilhosos, tipo gourmet, e o preço é de sanduíche gourmet aqui no Brasil. As massas, os lanches e todo o resto são muito bons, e caprichado, além de ser extremamente limpo e com preços acessíveis.
Uma pizzaria que vale a pena conhecer é a Verace, na calle José Miguel de La Barra, próximo ao cerro Santa Lucia, as pizzas são excelentes, o preço justo e o é atendimento muito bom.
<<Veja mais fotos de Santiago e diversos outros destinos em nosso Instagram @clicsdeviagens e @clicsdeviagensonboard>>
Bebidas
A bebida mais famosa do Chile nem precisa falar qual é né? O destaque do turismo em Santiago e em boa parte do Chile são as vinícolas, com vinhos apreciados no mundo inteiro, e citar algum em especial é até difícil, mas alguns que valem a pena experimentar são os vinhos da vinícola Santa Cruz e os vinhos de uva Carménère.
Outra bebida em destaque é o pisco, que parece uma caipirinha de cachaça, muito bom!!!
O Mote con huecillos é outra bebida muito comum entre os turistas em Santiago, e é muito gostoso também, feito com suco de pêssegos e grãos de trigo, no cerro San Cristobal tem várias tendinhas com artesanato e comidas, nessas de comidas tem um mote muito bom.
Câmbio
A moeda local é o peso chileno e o principal lugar para fazer câmbio é na Calle Agustinas que possui várias casas de câmbio, um pouco mais para o centro existem outras agencias (as vezes cotação até melhor). A cotação estava em média 1 real =180 pesos, em julho de 2016, mas eu levei dólar e a cotação estava 1 dolar=660 pesos, o que saiu minha cotação a 1 real = 193 pesos (então valeu mais levar o dólar que o real), mas algumas continhas podem ajudar a saber qual melhor moeda levar no momento da viajem.(clique aqui e veja como fazer algumas dessas contas).
Quando estávamos indo para Viña del Mar paramos no Rio Tinto (fotos acima no item bebidas), um mercado de vinhos (excelente), nesse mercado existe um local para fazer câmbio, e as taxas são idênticas a de Santiago e as vezes até melhor.
Esperamos ter ajudado um pouco com essa matéria, se tiver mais duvidas deixe nos comentário que responderemos com maior prazer.