top of page

Mina da Passagem, a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo


A Mina da Passagem segundo os guias locais, é a maior mina de exploração de ouro aberta a visitação em todo o mundo, localizada a menos de vinte minutos do centro histórico de Ouro Preto e no caminho para quem está indo visitar a cidade de Mariana, ela guarda segredos e mistérios que encantam a todos.


A exploração do minério já está extinta há muito tempo no local, que atualmente é utilizada pelo turismo assim como outras minas da região. O destaque para Mina da Passagem são suas grandes galerias e sua estrutura turística.


Localizada a 120 m de profundidade, supõe-se ter extraído dali cerca de 35 toneladas de ouro por meio de trabalho escravo, trabalho esse que é perceptível em todas as minas abertas a visitação em Ouro Preto, e o que faz permear inúmeras lendas locais, como a dos meninos de couro por exemplo, em que crianças escravas eram usadas para abertura de túneis em busca de veios de ouro e que muitos dos que não voltaram a superfície ainda habitam as profundezas da mina.


Superstições a parte, a mina é muito interessante, o passeio começa com uma descida a 120 m de profundidade em um trolley (um carrinho de mineradores) igual ao usado no período de mineração e que corre sob trilhos, puxado por um cabo de aço ligado a um motor também dos tempos auríferos.


Essa parte do passeio causa um pouco de medo em alguns, já que o túnel é bem estreito, até encostamos a mão no teto ou nas paredes, o som dos trilhos e o eco gerado parece um filme de terror. Mas na realidade não há motivo para medo, tudo parece ser bem seguro e não ficamos sabendo de nenhum acidente com os turistas.


Já no interior da mina um guia recebe o grupo e encaminha a primeira galeria, depois segue pelo túnel mostrando as marcas de exploração, contando sobre a história da mina e dos mineiros, também sobre o tipo de exploração, que diferente de outras minas, era feito industrialmente, com muito mais sofisticação que nas minas abertas manualmente.


Em um trecho existem galerias submersas, que segundo o guia são usadas principalmente por mergulhadores que desbravam as áreas mais profundas na mina.


A entrada dos visitantes não é permitida nessa área submersa para banhar-se, mas nós conseguimos uma autorização e eu acabei entrando pra ver, a água é incrivelmente cristalina e translúcida, mas é igualmente gelada, mais ou menos 10ºC, e como não havia me preparado fiquei todo molhado andando pela mina que deveria estar com temperatura ambiente de uns 15ºC, o suficiente para ficar tremendo de frio.


A Mina da Passagem fica aberta para visitação às segunda e terças, das 9h às 17h e de quarta à domingo, das 9h às 17:30h. No local ainda exite um museu com objetos da mina, uma loja de artesanato e um restaurante. A entrada custa uma leve facada de R$68,00 inteira ou se for estudante ou professor R$40,00, já crianças menores de 12 anos pagam meia entrada.


Como chegar


Carro: Siga sentido Mariana, um pouco antes de chegar na cidade existem várias placas indicando o local. Aproveite para ir até Mariana conhecer a cidade e na volta pare na Mina da Passagem, só não esqueça o horário de visitação que vai até 17h ou 17:30h, dependendo do dia da semana.


Transporte público: Tanto de Ouro Preto como de Mariana tem ônibus passando em frente à entrada da Mina da Passagem, basta avisar ao motorista que vai descer no local.


 

Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários, responderemos com maior prazer.


Veja mais fotos de Mariana em nosso Instagram @clicsdeviagens ou em @clicsdeviagensonboard


Posts Relacionados

Ver tudo

Facebook

Instagran

posts em destaque

tags

Nenhum tag.
bottom of page